segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma nova e brevíssima história da cerâmica.

A cerâmica é a mais tradicional de todas as formas de arte. Muitos povos deixaram marcas indeléveis da sua cultura e arte através da cerâmica, desenvolvendo estilos próprios que, com o passar do tempo, consolidaram tendências e aprimoramento artístico.
Pedaços suaves e flexíveis de barro umedecidos e endurecidos após a queima, foi o modo encontrado para transformar a imaginação e visões humanas em formas tangíveis, inicialmente destinadas ao armazenamento de grãos e líquidos.
Podemos afirmar que a cerâmica confundiu-se, neste sentido, com a própria história da civilização e com a qual podemos reconstruir hábitos, progresso, religião, cotidiano, entre outros, inclusive de povos desaparecidos.
Das mãos dos artífices, saíram cerâmicas encontradas em sítios arqueológicos na Grécia, Roma, Japão, China, África, Mesopotâmia, Pérsia e Índia, por exemplo. As mais antigas foram encontradas na Tchecoslováquia, datando de 25.500 aC. Também foram encontradas no Brasil, na região da floresta amazônica, principalmente na Ilha de Marajó, peças bem simples, datadas de cerca de cinco mil anos. Portanto, ao contrário do que afirmam, a tradição cerâmica brasileira não chegou com os portugueses ou na bagagem cultural dos escravos.
Finalmente, não existem limites para um artista criativo e inovador.
Por todos os motivos, eu amo a cerâmica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário