sábado, 30 de março de 2013

Cerâmica Marroquina


CERÂMICA MARROQUINA COMO INSPIRAÇÃO

O Marrocos é conhecido, entre outras coisas, por sua cerâmica, produzida principalmente em Fez e Safi, cerâmica esta coberta por  ricos padrões geométricos e  arabescos, resultado cultural das ocupações sofridas por romanos, vândalos, visigodos, gregos bizantinos e árabes que por sua vez, introduziram sua civilização islâmica. 
Por mais de seis séculos a cidade de Fez orgulha-se de produzir as melhores, mais valorizadas e coloridas cerâmicas marroquinas com influência islâmica, conhecimento este passado de pai para filho, tanto os intrincados desenhos, como a escolha do óxido de cobalto, que permite a obtenção das tonalidades em azul. Antigamente as cerâmicas eram produzidas no interior das medinas, porem todas as olarias tiveram que ser transferidas para o distrito de Nobki Ain, por causa da poluição causada pelos fornos de queima das cerâmicas.
Durante os séculos 17 e 18 o Marrocos foi um dos estados Berberes, sede de piratas que saqueavam os comerciantes do Mediterrâneo, tendo sido colonizada tanto por franceses como por espanhois. Os desenhos florais e geométricos marroquinos, disponíveis em azul cobalto e multicolor, formam o resultado da influência cultural árabe e espanhola, também produzidos em Fez. Já em Safi, produzem a cerâmica incrustada de metal que, sinceramente, me encanta sobre maneira!!!


Cerâmicas de Fez em azul e branco







                                                 


                                               Cerâmica produzida em Fez, multicolor











                                    Cerâmica produzida em Safi, com incrustações de metal










cerâmicas




















Uma ótima semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário